RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO
DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Conforme
o relato do professor José Carlos Antonio (2009), o MEC sempre envia livro as
escolas públicas, porém neste ano a classe onde lecionava não tinha o número
suficiente de livros, os alunos tiveram que compartilhar os livros, desta forma
não era possível levar este material para casa para assim poder estudar e fazer
atividades. Em tempos passados pediria que os alunos copiassem as partes mais
importantes, ou seja “a matéria para ser estudada”, como isto leva muito tempo
e tempo é uma coisa que o professor, definitivamente não tem. O que poderia
fazer, então?
O
professor José Carlos Antonio pediu aos alunos que “fotografassem” as páginas
mais importantes dos livros, usou o celular como ferramenta de registro. O
mesmo vale para a lousa e livros de pesquisa na biblioteca. Ainda comenta: “Quando
algum aluno me pergunta hoje em dia se precisa copiar minhas anotações da
lousa, eu logo lhe recomendo que faça algo mais inteligente: fotografe a
lousa! E eles fazem!” (ANTONIO, 2009).
Como
comentado acima, é possível sim levar esta tecnologia para a sala de aula, sem
dúvida é uma forma criativa e muito útil para solucionar problemas decorrentes
da educação. Pensando em compartilhar este relato utilizamos este acontecimento
para citar na vídeo aula requerida pela disciplina “Convergência das Mídias”. Existem
muitas outras formas de utilização do celular na educação e devemos trilhar
estes caminhos para a pedagogia moderna e atuante.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico
do telefone móvel (Celular), Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010. Disponível
em: <http://professordigital.wordpress. com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/>.
Acesso em: 02 de outubro de 2012.
muito legal professora....bjs
ResponderExcluir