quinta-feira, 4 de outubro de 2012


RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

            Conforme o relato do professor José Carlos Antonio (2009), o MEC sempre envia livro as escolas públicas, porém neste ano a classe onde lecionava não tinha o número suficiente de livros, os alunos tiveram que compartilhar os livros, desta forma não era possível levar este material para casa para assim poder estudar e fazer atividades. Em tempos passados pediria que os alunos copiassem as partes mais importantes, ou seja “a matéria para ser estudada”, como isto leva muito tempo e tempo é uma coisa que o professor, definitivamente não tem. O que poderia fazer, então?
            O professor José Carlos Antonio pediu aos alunos que “fotografassem” as páginas mais importantes dos livros, usou o celular como ferramenta de registro. O mesmo vale para a lousa e livros de pesquisa na biblioteca. Ainda comenta: “Quando algum aluno me pergunta hoje em dia se precisa copiar minhas anotações da lousa, eu logo lhe recomendo que faça algo mais inteligente: fotografe a lousa! E eles fazem!” (ANTONIO, 2009).
            Como comentado acima, é possível sim levar esta tecnologia para a sala de aula, sem dúvida é uma forma criativa e muito útil para solucionar problemas decorrentes da educação. Pensando em compartilhar este relato utilizamos este acontecimento para citar na vídeo aula requerida pela disciplina “Convergência das Mídias”. Existem muitas outras formas de utilização do celular na educação e devemos trilhar estes caminhos para a pedagogia moderna e atuante.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular), Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010. Disponível em: <http://professordigital.wordpress. com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/>. Acesso em: 02 de outubro de 2012.

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