sexta-feira, 21 de setembro de 2012


A Web 2.0 e a Educação

Este termo é utilizado por muitos usuários da internet, conforme Ferreira e Bastos ela é definida como a seguir:

uma plataforma que comunica e partilha conteúdos e serviços, potenciando uma verdadeira arquitectura participada, onde os conteúdos, postados por cada um de nós, encontram seu espaço na rede e obtêm a divulgação adequada. Representa um novo paradigma onde a colaboração ganha força suficiente para concorrer com os meios tradicionais de geração de conteúdo. [...] refere-se a uma suposta segunda geração de serviços da internet. (FERREIRA; BASTOS, 2006)

Na educação vem se destacando cada vez mais, apresenta muitos serviços aos seus usuários e nela se destacam as redes sociais como Facebook, Skipe, Twitter, Wikipédia, You Tube, Blogs, entre outros.
Estas ferramentas podem ser usadas como contexto educativo, para isto basta que o professor use de suas funções para suas práticas, usando-as como aliadas na comunicação e interação com seus alunos.
Conforme (RIBEIRO, 2008) o professor deixa de ser o detentor do saber e transmissor de conteúdos, passando a ser o facilitador, aquele que estimula nos alunos a cultura de produzir e debater ideias.
Podemos utilizar também outras possibilidades da web 2.0 voltadas para a educação, como o Podcast, o Webquest, Ferramentas on-line (Voki, webpaint, toondoo, webnotes, tikatok entre muitos outros).
                                          Esta imagem foi tirada do site:


O conteúdo digital é um poderoso aliado para o ensino. O grande desafio é trazer essa informação aos educadores que precisam em muitos casos, vencer sua própria resistência a esse novo meio de acesso à informação (ALMEIDA, 2003, p. 104).  

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