A Web 2.0 e a Educação
Este termo é
utilizado por muitos usuários da internet, conforme Ferreira e Bastos ela é
definida como a seguir:
uma
plataforma que comunica e partilha conteúdos e serviços, potenciando uma
verdadeira arquitectura participada, onde os conteúdos, postados por cada um de
nós, encontram seu espaço na rede e obtêm a divulgação adequada. Representa um
novo paradigma onde a colaboração ganha força suficiente para concorrer com os
meios tradicionais de geração de conteúdo. [...] refere-se a uma suposta
segunda geração de serviços da internet. (FERREIRA; BASTOS, 2006)
Na educação vem se
destacando cada vez mais, apresenta muitos serviços aos seus usuários e nela se
destacam as redes sociais como Facebook, Skipe, Twitter, Wikipédia, You Tube,
Blogs, entre outros.
Estas ferramentas
podem ser usadas como contexto educativo, para isto basta que o professor use
de suas funções para suas práticas, usando-as como aliadas na comunicação e
interação com seus alunos.
Conforme (RIBEIRO,
2008) o professor deixa de ser o detentor do saber e transmissor de conteúdos,
passando a ser o facilitador, aquele que estimula nos alunos a cultura de
produzir e debater ideias.
Podemos utilizar
também outras possibilidades da web 2.0 voltadas para a educação, como o
Podcast, o Webquest, Ferramentas on-line (Voki, webpaint, toondoo, webnotes,
tikatok entre muitos outros).
Esta imagem foi tirada do site:
O
conteúdo digital é um poderoso aliado para o ensino. O grande desafio é trazer essa
informação aos educadores que precisam em muitos casos, vencer sua própria resistência
a esse novo meio de acesso à informação (ALMEIDA, 2003, p. 104).
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